Friday, November 26, 2010

X-mas ... estilo pinoy-

Quanto mais cedo, quando os meses do ano começam a acabar com o "bro", os filipinos estão estourando com antecipação para que a magia especial o Natal nunca deixa de rendimento. Em qualquer outro lugar do mundo, o Natal é uma dezembro "coisa". Aqui no Brasil, no entanto, que dura todo o caminho para a Festa dos Reis Magos, às vezes até para o Ano Novo Chinês. De fato, com todas as férias hoopla, Natal, nas Filipinas, é qualquer coisa menos entediante.

De Natal a maneira filipina não seria a mesma sem o "tráfego de pessoas" lojas dentro e fora e tiangges como clamor aos usuários obter as melhores compras da temporada. Pinoys em casa, entretanto, spiffy a casa com enfeites e estrategicamente colocados alto-falantes, a partir da qual os sons do Natal será ouvido.

Você também tem crianças inquietas e pais mais ansiosos e yayas que subornam os filhos para "ser bom", senão Papai Noel não vem para uma visita neste ano. Qualquer coisa para esse caminhão de bombeiros vermelho ou boneca Barbie, as crianças iriam pensar, mas como eles vão saber se alegre ol 'St. Nick é apenas uma fraude ou não? Enfim, o truque passa a ser tão bom método disciplinar para qualquer outro dia do ano, pois é durante o período de Natal.

Várias tradições permanecem excepcionalmente filipino. A misa de gallo, por exemplo. Os filipinos foram religiosamente frequentam estas massas madrugada, mais comumente conhecido como Simbang Gabi, desde Fray Diego de Soria popularizou no México em 1587. Nas Filipinas, os devotos novena Simbang Gabi enfrentar o frio escuro e manhã de madrugada para preservar a tradição. Naturalmente, há sempre a tentação de Bibingka fresco e puto bumbong para stiffle os bocejos e evitar cabeças de cochilar dormir.

O ataque de parols, lanternas de papel japonês feito de papel colada a uma estrutura de bambu em forma de estrela, é mais um espectáculo único de se ver. Essas configurações de brilho pode ser visto pendurado em todos os lugares: a partir de peitoris, enfeitem uma árvore no gramado ou penduradas luzes da rua, mesmo de lugares rodovia. Às vezes, as pessoas correção parols no topo de uma extremidade de uma vara, enquanto eles enterram a outra extremidade a uma profundidade suficiente no solo para mantê-lo estável. O parols mais moderno, os de 10 pés plus urbanizada, decorar as fachadas de edifícios de escritórios e saguões de hotel. Acertadamente, os mais modestos são do tipo que você vê pendurado de casas. Seja qual for o tamanho ou forma, parols será sempre parte do Natal filipino.

Junto com o livramento condicional, o belen é também uma atração principal estreitamente identificado com o Natal Pinoy. A visão da sagrada família na manjedoura com animais e os três reis que o rodeia, torna certa serenidade à família --- um sentimento de santidade, que apenas sobre qualquer um pode usar um pouco de durante esta temporada.

Claro, cada Natal filipino é certo incluir uma noche buena. Às vezes, é uma festa de jamon, queso de bola, relleno, peru assado, castanas e bolo de frutas. Às vezes, é simples de frango, pancit fritas, salsichas e lugaw. É uma festa, no entanto, e não deve realmente importa, desde que a família está reunida. Preparando-se para o Buena noche, tanto quanto a poupar, decorações e apresentação está em causa, pode começar mais cedo, logo após a refeição deste ano. Ano após ano, as pessoas estão colocando fora qualquer quantidade de dinheiro extra que poderia ter com a esperança de acrescentar mais "viand" outro à mesa do próximo ano noche buena.

A maneira de celebrar o filipino época natalina não será o mesmo sem a criança esperança "mano pos" --- por vezes nas igrejas, muitas vezes, nas casas de seus ninongs e ninangs. Você também tem as músicas do yesteryears disputados em praticamente todas as estações de rádio na cidade. Claro, a mesma música pode variar um pouco, dependendo de qual a versão do disk jockey escolhe (Gary Valenciano ou Regine Velázquez "Pasko nd Sinta Ko"), mas os ouvintes não costumam mente enquanto as músicas adicionar ao seu Yuletide merry-making .

Claro, o que o Natal seja sem a caroling habitual e músicas natalinas? Nos subúrbios, as crianças tão jovens como canções de seis anos de idade são ensinados de Natal, acompanhado pelo tilintar das tampas de garrafa achatadas amarrados juntos no meio de um arame fino. Em seguida, são incentivados a ir cantar ao redor do bairro e ao longo das ruas, a fim de espalhar um pouco da torcida yuletide aos motoristas cansados.

Como os filipinos são, em geral musicalmente inclinados, há muitas pessoas que não se atreveria a passar-se um novo álbum, especialmente se for uma Pinoy álbum de Natal. Uma mudança refrescante ouvir música original Pilipino nas ondas do rádio ao invés de ouvir "Eu estou sonhando com um Natal Branco", muitos artistas filipinos têm agora os seus registos de Natal em vários bares com música.

Um álbum de tal forma que é, sem dúvida OPM é Bukas Palad Music Ministério "Na Pasko!", Que é distribuído pela BMG Pilipinas. Composto por 18 canções originais, a maior parte escrita por Padre fundadores. Manoling Francisco, Agatep Norman SJ, e Jandi Arboleda, "Na Pasko!" revive uma única época filipina e centrada em Cristo.

Para aqueles não familiarizados com Bukas Palad, eles são um grupo litúrgico composto por estudantes universitários e jovens profissionais que se juntaram pela primeira vez na Universidade de Ateneo de Manila, em 1986. Foram eles que deram forte apelo popular para músicas da fé católica como "Tanging Yaman", "Pegue e Receber", "Anima Christi" e "Hindi Kita Malilimutan". Depois de oito álbuns e mais de 13 anos de concertos em todo o país, Bukas Palad oferece ao público seu mais recente álbum, que é aromatizado com estilo próprio do grupo, de uma mistura de pop, jazz, soul gospel e música da Broadway inspirado.

"Na Pasko!" é preenchido com a energia ea alma tornar-se do moderno, mas tradicional, filipino Natal. As garantias álbum que as pessoas ainda são capazes de realizar um Natal que é libertador e alegre, apesar de qualquer problema que o ano cansada pode ter levado por diante. Estes temas são refletidas em canções como "Hangin himig ng" e "Pasko ng Paglaya" por Jandi e Pe. Arboleda. Manoling, respectivamente. Um "must" para esta temporada de férias, "Na Pasko!" está agora disponível em todos os bares recorde nacional.

Filipinos realmente não tem que ter mais de fluxo de riqueza para desfrutar do Natal. decorações caro e uma festa digna de um rei na mesa noche buena são coisas mais filipinos pode prescindir. Afinal, enquanto há a família para comemorar a estação com as tradições e para torná-lo mais significativo, o Natal filipino será sempre especial, significativo e carinhosamente único.

No comments:

Post a Comment